domingo, 20 de julho de 2008

5ºENCONTRO - A LIBERDADE NA VIDA DO JOVEM

- FOTOS DO 5º ENCONTRO -
LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE













JOVENS: A Liberdade da Pessoa Batizada

“Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres” (Gál. 5,1).“Que essa libertação, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas” (Gál. 5,13). “Onde se acha o Espírito do Senhor aí existe a liberdade”(2Cor.3,17).
De que liberdade estou falando? Da liberdade das pessoas batizadas, renascidas pelo Batismo, inseridas na realidade da Santíssima Trindade, chamadas a ser “raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus” (1 Ped. 2,9).
Tudo isso significa vivenciar e integrar “Direitos e Deveres” da pessoa batizada. Vamos lembrá-los.
D i r e i t o s Trabalhar no Anúncio {missão} Manifestar aos Pastores as próprias necessidades e os próprios anseios Manifestar aos Pastores a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja Prestar Culto a Deus Receber dos Pastores os bens espirituais: a Palavra de Deus e os Sacramentos Fundar e dirigir associações para fins de Caridade e piedade À Educação Cristã Escolher o Estado de Vida Reivindicar e defender legitimamente os Direitos D e v e r e s Conservar a Comunhão com a Igreja: Particular e Universal Levar uma vida santa
Trabalhar no Anúncio {missão} Acatar as orientações dos Pastores Seguir a Doutrina da Igreja Socorrer às necessidades da Igreja: Culto / Obras do apostolado / Obras de Caridade / Honesto sustento dos Ministros Promover a justiça social e socorrer os pobresLevar em conta o bem comum da IgrejaAlgumas observações.
* “Trabalhar no anúncio”. É direito e dever. Isto é, a pessoa batizada existe para isso; é a característica, é o próprio dela. A pessoa batizada não anuncia qualquer reino; “digam ao povo que o Reino de Deus está próximo de vocês” (Lc. 10,9b). Este anúncio é feito de palavras, mas muito mais de vivência coerente e de testemunho. * “Manifestar aos Pastores as próprias necessidades, os próprios anseios, a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja”. Trata-se do bem da Igreja, da coletividade, da Comunidade como um todo. Isso inclui oportunidades de conhecer a vida, os ensinamentos, a prática de Jesus Cristo para continuar a missão que ele começou. Significa solicitar formação para os vários Ministérios e Serviços que a Comunidade necessita e participar desta formação. Significa todos os membros da Comunidade terem oportunidade de uma verdadeira “educação da Fé”, a fim de que a pessoa batizada, com todas as demais, possa testemunhar e ser “presença do Cristo vivo e libertador”.* “Conservar a Comunhão com a Igreja”. Quer dizer conhecer, aceitar e assumir as orientações discutidas e definidas na Assembléia Diocesana, na Assembléia Paroquial e nos vários Conselhos. E ainda, participar dos sinais de Comunhão com toda a Igreja Católica, como a Campanha da Evangelização, da Fraternidade e outras. Por isso não tem sentido perder tempo em discussões inúteis, em competições, em divisões, afinal em tudo o que impede a comunhão ... “Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servo de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês” (MT. 20,26-27). * “Socorrer às necessidades da Igreja”. É a questão do “Dízimo” e das “Ofertas”, entendidos como gratidão a Deus e partilha dos bens recebidos, a exemplo da primeira Comunidade Cristã: “Tudo era posto em comum entre eles. Entre eles ninguém passava necessidade” (At. 4,32-35).* “Promover a justiça social e socorrer os pobres”. É a prática concreta e o testemunho da nossa adesão a Jesus Cristo. “A Fé sem as obras, ela está completamente morta” (Tg. 2,17). “Estava com fome, com sede ... Toda vez que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mt. 25,35).Cada pessoa batizada reflita sobre estes “Direitos e Deveres”, que a própria lei da Igreja, o Código de Direito Canônico nos cânones de 209 a 223, reconhece. E viva uma Vida Cristã alegre e feliz com as Bênção de Deus e da Mãe Aparecida!
Gustavo Bertea Coordenador Diocesano de Pastoral


Oração
Meu Deus e meu Pai, adoro-Te, amo-Te, louvo-Te com todo o ser que Tu me destes, com todas as forças que em mim colocas, com todos os dons que me dás. E peço-Te, por Jesus Cristo, Teu Filho Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, Deus Convosco também, que me ajudes a aproveitar a liberdade que me deste, para em tudo Te adorar, amar e louvar, cada vez mais e sempre. Amem.


música

Discípulos e missionários de Jesus Cristo, de Jesus Cristo.
Para que nossos povos Nele, tenham vida, tenham vida !


ADOLESCENTES -


DEUS É A ÚNICA E VERDADEIRA LIBERDADE


O Homem, quando nasce, já depende seguramente de várias coisas:- De seus pais, do seu modo de viver e das suas regras;- Do seu país, das leis do seu país, dos seus governantes, dos documentos de identificação;- Da sociedade, do seu meio social, da educação, das estruturas sociais.
Mesmo quando atinge a “idade da razão”, continua a depender de todas estas coisas, excetuando talvez a vontade dos pais, sobretudo se com eles já não habitar.
Há, no entanto, um aspecto em que é totalmente livre:Crer em Deus Pai, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, e em procurar a Salvação eterna.
Se o homem escolher outro caminho, não quiser acreditar, não quiser “salvar-se”, não há ninguém, nem nenhuma lei que o obrigue.
Se, ao longo da sua vida terrena, o homem quiser deixar de ser português, por exemplo, pode fazê-lo, mas terá forçosamente de “arranjar” outra nacionalidade, e, para a ter, exigem-lhe com certeza um determinado número de anos de residência no novo país, e um conjunto de regras e leis a que tem de obedecer.
Deus não tem tempos de experiência, não tem regras humanas, não tem períodos de adaptação.
Deus está sempre de braços abertos, à espera dos que quiserem ir ter com Ele, sejam convertidos, “reconvertidos”, arrependidos, ou de qualquer outro modo.Desde que O procurem em verdade e de coração aberto.Todo o resto Ele fará na vida dos que O procuram.
E o homem pode até negá-Lo e “regressar” a Ele quantas vezes quiser, que Deus, na Sua infinita Misericórdia, aceita-o, sem contrapartidas e sem recriminações.
Porque a Liberdade de Deus afirma-se no infinito Amor que Ele tem pelo homem.
Porque Deus criou a humanidade em e por Amor, e para que ela fosse livre em relação ao Criador.
E aqui está uma extraordinária e imensa prova do Amor que Deus nos tem.Criou-nos e nada exige à liberdade de cada um O procurar e com Ele ter uma relação.
O homem é inteiramente livre de querer Deus, ou não.Deus não exige essa condição, para dar-lhe a vida terrena.Porque o Poder de Deus se baseia, se afirma, se consubstancia no Amor imenso que tem por nós.
Mais nada nem mais ninguém existe à face da terra tão desprendido de poder, face à “sua criação”, seja essa criação o que for, o que constituir, desde a vida concebida aos bens intelectuais ou materiais.
Apenas Deus, na Sua infinita Grandeza, na Sua infinita Bondade, na Sua infinita Misericórdia, na Sua infinita Entrega, no Seu infinito Amor, dá plena liberdade àquele que criou à Sua imagem e semelhança.
Por isso mesmo e porque assim é, Deus é o Único que pode e deve ser adorado por aqueles que criou.
(Joaquim Mexia Alves)