sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

10º ENCONTRO - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
DE CONCLUSÃO DO CURSO
TEMAS QUE MAIS LHES TOCARAM:
ABORTO, EUTANÁSIA E ALEGRIA
GRUPO DE ADOLESCENTES













MODALIDADE JOVENS
TEMAS QUE MAIS LHES TOCARAM:
ABORTO, ALEGRIA E FAMÍLIA













A TODOS UM FELIZ NATAL, REPLETO DAS BÊNÇÃOS DO MENINO JESUS.
ESPERAMOS QUE TODOS COMUNGUEM NA NOITE DE NATAL!
JESUS OS ESPERA NO SACRÁRIO, COM MUITA ANSIEDADE EM LHES DAR A PAZ DO NATAL.
FELIZ NATAAAAALLLLL!!!!









segunda-feira, 17 de novembro de 2008

9º ENCONTRO - ADOLESCENTES\ JOVENS - FELICIDADE DOS JOVENS

FOTOS DO 9º ENCONTRO: ADOLESCENTES:
VISITA DO PE. ANTONIO AO CURSO DOS ADOLESCENTES:

FOTOS DO 9º ENCONTRO DOS JOVENS:


DINÂMICA:






9º ENCONTRO - JOVEM CRIADO PARA SER FELIZ

TEXTO DOS ADOLESCENTES:


Jovem “Coca-cola” - “Emoção pra valer”, mas que não dá fruto

Pegando uma carona no tema de uma das campanhas publicitárias da “Coca-cola: Emoção pra valer”, quero falar sobre motivação.
Existem jovens que são realmente assim: “Emoção pra valer”. Tudo quanto é festinha da igreja, acampamentos, retiros lá estão eles na área. Não perdem o ‘agito’ gospel da galera. É hábito sentar no último banco da igreja e esperar os amigos para que todos sentem juntos. Na verdade, rezam, mas não estão sentindo nada verdadeiro e duradouro, fingem uma espiritualidade que não existe, são simplesmente “emoção pra valer”.
É importante que o jovem saiba distinguir se ele é somente um católico de momentos, um católico de emoções passageiras e nada mais, ou se ele verdadeiramente tem em seu coração a motivação certa: Jesus.
Jovens de emoções vãs não dão frutos sadios, ao contrário, dão frutos ‘podres’, pois contaminam e, infelizmente, influenciam outros jovens a entrarem na mesma ‘onda’. Estes jovens passam anos na igreja vivendo numa mesmice total. Em certo momento, começam a reclamar da missas, das pregações, põem defeito em tudo e em todos, ameaçam o padre dizendo que vão sair da igreja, mas não sabem observar que suas motivações estão centradas em emoções efêmeras, ou seja, não tiveram uma conversão genuína, e ainda estão enraizados aos prazeres do mundo.
Enquanto jovens que buscam uma vida motivada pela presença de Deus, dão frutos permanentes, não são impulsionados a viverem simplesmente por momentos de emoções ou “ôba, ôba”. Eles querem sempre mais de Deus, e buscam impactar a sua geração.
A Bíblia diz que “a estultícia do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor” (Pr. 19.3.) As palavras do sábio Salomão dizem muito, pois vários jovens são insensatos, desviam-se dos caminhos do Senhor e depois voltam irritados contra Deus, culpando-o de tudo de ruim que acontece com eles.
A essência da vida de um jovem cristão não está somente em “emoções pra valer”, emoções estas que são passageiras e muitas vezes deixam cicatrizes. A essência da vida de um jovem cristão está em viver uma vida abundante em Deus. Uma vida na qual cada momento é vivido intensamente na presença do Pai.

(Ana Paula Costa- Adaptação)

Eu sou feliz

Eu sou feliz porque meu Cristo quer.
Felicidade não é coisa qualquer,
Eu sou feliz porque meu Cristo quer.

Eu canto a Glória porque meu Cristo quer.
Cantar a Glória não é coisa qualquer,
Eu canto a Glória porque meu Cristo quer.

Eu louvo a Deus porque meu Cristo quer.
Louvar a Deus não é coisa qualquer,
Eu louvo a Deus porque meu Cristo quer.

Amo Maria porque meu Cristo quer.
Amar Maria não é coisa qualquer,
Amo Maria porque meu Cristo quer.

Eu digo amém porque meu Cristo quer.
Dizer amém não é coisa qualquer,
Eu digo amém porque meu Cristo quer.

Amo o irmão porque meu Cristo quer.
Amar o irmão não é coisa qualquer,
Amo o irmão porque meu Cristo quer.



Dinâmica: “Feliz é aquele que encontra mil razões para viver”.
E nós, que razões/motivos nos fazem gostar da vida?
Enumerar as coisas boas que existem e o papel de cada um enquanto construtor da história .
O que queremos agradecer neste dia?
Conversar, em pequenos grupos, sobre a frase, as questões.
Desenhar um coração grande no chão e dispor as pessoas no lado externo do desenho. À medida que cada um faz o seu agradecimento, passa para o lado interno do coração desenhado no chão. Finaliza-se de mãos dada, cantando a música, expressando agradecimento pelo que somos e pelas inúmeras razões que temos para ser feliz.


TEXTO DOS JOVENS:

Massacre da auto-estima


Hoje assisto um massacre do auto-estima de todos. A todo momento somos bombardeados, através de novelas, programas de tv, “reality shows” (programas de situações reais), etc, por padrões de belezas irreais, por falsos estilos de vida, etc. Não e díficil encontrar uma propagando com uma modelo ultra magra que se fossemos ser realista ela estaria doente e não bela. O que dizer de novelas que retratam ricos como sendo esbanjadores que nada fazem, que não trabalham, sendo que se existe tal tipo de pessoa é uma minoria que goza uma herança ou é filho(a) de alguém com muito dinheiro.
Acredito que tudo isso é algo proposital cujo intuito é de nos manter sempre insastifeitos e infelizes com nossa condição pois, o eterno descontente com sua realidade é um excelente “consumidor”. E se prestar atençao verá que tenho razão. Quantos milhões é o mercado de auto ajuda hoje ou de livros que ensinam metodologias infalíveis de ficar rico, ou ser feliz, e por aí vai ? Quantos milhões é o tamanho do mercado de moda ? Quantos milhões são de dinheiro que o mercado de estética, cirurgia plástica, academias, movimentam para garantir o “look” ideal? Outro dia, assistindo um canal pago (sempre esperei que canais pagos tivessem programação melhor mas me decepcionei) vi em sequencia 5 programas sobre beleza, moda, transformações: “Dr 90210″,”10 anos mais jovem”, “Esquadrão da Moda”,”O grande perdedor”, e por segue. Tudo isso, em essência, baseado na ansia de nossa sociedade em atingir padrões de beleza, status, irreais.
Detendo, com mais detalhe, na questão das famílias e principalmente sobre os jovens, vemos o quanto que esta estratégia de dilapidar a auto-estima, está matando nosso futuro, quanto essa linha de conduto está acabando com as famílias pois impõe que a felicidade plena só é possível com “MUITO DINHEIRO” com corpos super malhados (beirando a doença) e com ostentações faraônicas. Como já disse em outro post, tenho exemplos vivos em minha vida disso. Tenho conhecido que tem anorexia e tudo isso, de certo modo, vem dessa pressão insana de perfeição que não existe. Tenho outros que trabalham para pagar dívidas, pois não podem abrir mão de um padrão de vida pois temem ser rejeitados.
Isso para mim é uma loucura, é uma doença. Uma pandemia que tomou conta de todos e parece que ninguém tem a consciência disso. A sociedade está doente. O estresse, anorexia, suicídios, adolescentes de classe média roubando, são sintomas dessa imensa doença que nós criamos e fazemos questão de manter.
A tempos atrás, vi uma tentativa de uma marca de cosmético de lançar um campanha reforçando a “real beleza”. Tão logo fez sucesso, tão logo foi eliminada da mídia. Parece que existe um grupo a quem não interessa a cura para essa loucura coletiva. Isso me assusta pois como contraria tamanha força… como criar cidadãos sadios nessa sopa ácida que corrói todas as bases edificadas pela família ?
Creio que seja a hora que provocarmos uma revolução em nossos interiores e decidirmos por uma ruptura nessa modela suicida de sociedade. Não vejo futuro, não vejo esperança se seguirmos nessa estrada onde o que vale é beleza doentias e anoréxicas, vidas fúteis, etc. Está na hora de mostrar que trabalhar faz bem, ter “gordurinhas” não é pecado. Ter uma vida sem grandes luxos mas com um simples conforto é bom, que o fato de não se ter o carro mais caro do mundo não nos torna menos queridos ou felizes. (André Fonseca)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

8º ENCONTRO - Adolescentes\ Jovens

8º ENCONTRO - ADOLESCENTES
TEMA: Os desafios do adolescente do 3º milênio
Palestra do Pe. Léo sobre a brevidade da vida e a necessidade de se buscar as coisas do alto.: "Buscai as coisas do alto!"




2-Música: SEJA LUZ
(Anjos de Resgate)

Todo aquele que entrega a vida nas mãos de Jesus,
Absorve e armazena o poder da Sua luz.
Tendo uma vela acesa, coloque-a sobre a mesa.
Pra anunciar o Reino do Céu às nações, assim seja!

Luz! Seja luz, Para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus.
Seja luz! Mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz
É Jesus. É Jesus.

Vem Espírito Santo, traz luz ao meu coração.
Faz de mim um luzeiro pra vida do meu irmão.
Vou semear a Sua paz. Quero ensinar o Seu amor.
Unja-me dá-me a graça de ser o Seu servo, Senhor


3- Leitura de capítulo da Bíblia – “Sob a inspiração da graça, cantai a Deus de todo coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dano por Ele graças a Deus Pai.”(Colossensses 3. 16-17)

4- Trabalhando o tema: Os desafios do adolescente do 3º milênio

a) Pequena análise do tema feita pelos coordenadores do curso: (Palestra do Power point)

b) Leitura do texto em equipe: “REAVIVAR O DOM ...“
(2Tm 1, 6)
Em 2Tm São Paulo escreve ao jovem discípulo Timóteo, que talvez se sentisse acabrunhado pelas intempéries do pastoreio da comunidade de Efeso. E exorta-o a anazoopyrein o dom de Deus” (cf. 2Tm 1, 6). — O verbo grego assim utilizado é muito expressivo: supõe um braseiro cujas brasas vão sendo, aos poucos, recobertas de cinzas de modo a já não emitir luz. Que faz então a pessoa interessada? — Sopra sobre as brasas de maneira que as cinzas se dissipam e surge uma chama alta e bela a irradiar luz e calor; por assim dizer, as brasas voltam a viver, de amortecidas que estavam. E bem isto o que o verbo sugere: aná diz “para cima” e “de novo”; zoé designa a vida e pyr, o fogo’.
Ora cada cristão (e não somente Timóteo) pode ser tido como um braseiro. Com o tempo, as brasas, a princípio lúcidas e irradiantes, vão-se cobrindo de cinzas ou vão esmorecendo e se cansando vistas as inclemências da vocação cristã de ser luz do mundo. (cf. El 2, 15; Mt 5, 14). E necessário, pois, periodicamente soprar sobre as cinzas para que se dissipem e permitem o surto da bela chama latente no coração dos fiéis. Faz-se mister sacudir a rotina e a acédia que tendem a apagar a brasa ou os dons do Espírito Santo presentes em cada coração reto. (cf. Lc 12, 49; lTs 5, 19).’
Com outras palavras: o Apóstolo incita o leitor a viver em profundidade, evitando a superficialidade. E oportuno voltar regularmente às perguntas: De onde venho? Para onde vou? Qual o sentido da vida? Mais ainda: é importante manter, por toda a vida, a têmpera forte e corajosa dos anos de juventude, por mais que a ingrata experiência do cotidiano tende a sufocar tais disposições. Estas podem, sim, amadurecer, tornar-se mais adultas com o passar dos anos, mas jamais esmorecer.
Vêm muito a propósito as palavras do General Mac Arthur:
“Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta como criança insaciável: E depois? ... Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti mesmo, tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande.
Receptivo às mensagens da natureza, do homem e do infinito.
E, se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus então se compadeça de tua alma de velho!”.
Eis, em linguagem profana, o que São Paulo quer dizer com a imagem do braseiro a ser reavivado periodicamente.

1-Semelhante imagem ocorre nos escritos de Sêneca, filósofo estóico, contemporâneo de São Paulo:
‘Os nossos ânimos trazem as sementes de valores honrosos, sementes que são ativadas pela admoestação, à semelhança do que se dá quando uma centelha, provocada por leve sopro, expande suas chamas” (Epístola XCIV).
(Revista: Pergunte e responderemos – Problemas e questões atuais – Outubro de 2002)


8º ENCONTRO - JOVENS

Os desafios do jovem do 3º milênio
1- Oração –
2-Música: SEJA LUZ
(Anjos de Resgate)
3- Leitura de capítulo da Bíblia –“Vigiai, portanto sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta dos insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus.” (Efésios 5.15-17)
4- Comentário da leitura –
5- Trabalhando o tema: Os desafios dos jovem do 3º milênio
a) Pequena análise do tema feita pelos coordenadores do curso: Power Point D. Fernando
b) Leitura do texto em equipe:
“SOIS FILHOS DA LUZ” (Ef 5, 8)
“Outrora éreis trevas, mas agora sois filhos da luz no Senhor, procedei como filhos da luz” (Ef 5, 8). Com estas palavras descreve o Apóstolo o itinerário da vida cristã: é passar das trevas da ignorância e do pecado para a luz da fé e da virtude. Este passar, porém, é progressivo:
ocupa o espaço da nossa caminhada terrestre e só estará terminado quando chegarmos ao encontro face-a-face com a Luz Eterna. Então não haverá mais como crescer, ao passo que agora ainda há que progredir. Esta condição comunica à vída do cristão alguns traços característicos:
— a vida cristã é um contínuo anseio... anseio de Verdade, Amor, Vida sem contradição nem ameaça. Em suma... anseio daquilo que “o olho não viu, o ouvido jamais ouviu (iCor 2, 9). O cristão sabe que tudo é palha em comparação com aquilo que ele espera. E S. Agostinho quem escreve: “Até que isto se realize, nada de bom nos baste, e Deus queira que não baste, para que nosso desejo não se extinga no caminho, mas perdure até chegarmos ao fim”;
— a vida cristã não conhece o tédio do definhar e da decrepitude. Ao contrário, quanto mais próxima está do termo final, tanto mais penetrada e revigorada é pelo esplendor da Luz Eterna. Possui uma eterna juventude espiritual, tanto mais jovem quanto mais longeva;
— a vida cristã é uma vida de paz (paz que, segundo os mestres, é a tranqüilidade da ordem). É paz interior, no íntimo do indivíduo, e paz irradiante, “contagiante”, pois tende a estabelecer a tranqüilidade da ordem em torno de si. Essa paz é sinônimo de equanimidade: nem euforia exagerada nas horas prósperas, nem depressão acovardada nos momentos espinhosos. Não pode ser turbulento nem agitado aquele que caminha em demanda de Jerusalém ( a visão da paz);
— essa paz não se esvai nem mesmo nas fases de tentação inerentes à caminhada. Com efeito, a riqueza dos dons concedidos pelo Senhor ao caminheiro não exclui a luta, e luta candente, porque o cristão, frágil como é, sabe que pode perder o tesouro da Luz ou do encontro com Deus já contemplado nesta vida mediante o hábito da fé. Ressoa então muito viva a exortação do Senhor: “O que digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!” (Mc 13, 37). O cristão tem consciência de que quem mais procura a Deus, mais sujeito está às provações; isto, porém, não o impede de dizer com o Apóstolo: “Alegro-me nas minhas tribulações” (Fl 1, 18s).
Eis um esboço de retrato do cristão que decorre das palavras de São Paulo em Ef 5, 8. A Virgem Mãe dos homens (cuja glorificação é celebrada a 15/08) sejam confiados os anseios dos filhos da luz, que caminham em demanda da Plenitude.
(Revista: Pergunte e responderemos – Problemas e questões atuais – Agosto de 2005))
d) Discussão em plenário

6-Dinâmica: FALAR ATÉ QUEIMAR
Objetivo: Forma de apresentação rápida (todos têm o mesmo tempo).
Materiais: Uma caixa de fósforo com fósforos
Desenvolvimento: Dispostos em círculo um participante recebe a caixa de fósforo e é convidado a riscar um palito enquanto o palito permanecer aceso deve falar sobre os desafios do jovem hoje (não pode ficar sem falar enquanto o palito estiver aceso e não pode falar mais quando o palito apagar). Quando o palito apagar passa a caixa ao próximo, recomeçando; até que todos tenham se apresentado.

7- Mensagem: Rodolpho Abrantes
8- Música: Seja Luz

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

7º Encontro

PARÓQUIA PESSOAL N. SRª DAS GRAÇAS E S. SEBASTIÃO - VARRE-SAI\RJ
PASTORAL FAMILIAR - PÁROCO: Pe. ANTONIO DE PÁDUA
CURSO: ESCOLHE POIS, A VIDA -
MODALIDADE: ADOLESCENTES - 2008
COORDENADORES: AFONSO D. ESPOSTI E ISABEL MENEZES


TEMA : CÉLULAS TRONCO E EUTANÁSIA

DINÂMICA:

Dinâmica: "Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida.
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao outro que seremos ajudados

TEXTO TRABALHADO:

“Honra teu pai e tua mãe”
Então porque não continuar a tributar ao ancião aquele respeito que as sadias tradições de muitas culturas em cada continente retêm um valor? (...)
O mandamento ensina a tributar respeito aos que nos precederam e o bem que nos fizeram: “o pai e a mãe” indicam o passado, o laço entre uma geração e outra, a condição que torna possível a mesma existência de um povo.Conforme a dupla redação proposta pela Bíblia (cf. Ex 20, 2-17; Dt 5, 6-21), este mandato divino ocupa o primeiro lugar na segunda Tábua, que se refere aos deveres do ser humano para consigo mesmo e para com a sociedade. Além disso, é o único mandamento ligado a uma promessa: “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor, teu Deus, te dará” (Ex 20, 12; cf. Dt 5, 16).
“Levanta-te perante uma cabeça branca e honra a pessoa do ancião” (Lv 19, 32). Honrar os anciãos exige a seu respeito um triplo dever: o acolhimento, a assistência, a valorização das suas qualidades. Em muitos ambientes isto acontece quase espontaneamente, como por antigo costume. Em outros, porém, especialmente nas nações mais desenvolvidas economicamente, impõe-se uma necessária inversão de tendência, para que os que avançam pelos anos possam envelhecer com dignidade, sem temor de ficarem reduzidos a não contar para mais nada. É preciso convencer-se de que é próprio de uma civilização plenamente humana respeitar e amar os anciãos, para que estes se sintam, apesar da diminuição das forças, parte viva da sociedade. Já dizia Cícero que “o peso da idade é mais leve para quem se sente respeitado e amado pelos jovens”.O espírito humano, por outro lado, mesmo ressentindo-se do envelhecimento do corpo, permanece de certa forma sempre jovem, se viver orientado para o eterno; e experimenta mais vivamente esta perene juventude, quando, ao testemunho interior da boa consciência, se une o afeto diligente e grato dos entes queridos. Então o homem, como escreve S. Gregório de Nazianzo, “não envelhecerá no espírito: aceitará a dissolução como o momento estabelecido para a necessária liberdade. Suavemente emigrará para o além onde ninguém é imaturo ou velho, mas todos são perfeitos na idade espiritual”.
Todos conhecemos exemplos eloquentes de anciãos com uma surpreendente juventude e força de espírito. A quem deles se aproxima, suas palavras servem de estímulo e o exemplo de conforto. Possa a sociedade valorizar plenamente os anciãos, que em algumas regiões do mundo — penso de modo particular na África — são estimados justamente como “bibliotecas vivas” de sabedoria, guardiões de um patrimônio inestimável de testemunhos humanos e espirituais. Se é verdade que, do ponto de vista físico, em geral necessitam de ajuda, é igualmente certo que, na sua idade avançada, podem oferecer apoio à caminhada dos jovens que se debruçam sobre o horizonte da existência para provar os rumos. Enquanto falo aos anciãos, não posso deixar de dirigir-me também aos jovens para convidá-los a permanecerem ao seu lado. Exorto-vos, caros jovens, a fazê-lo com amor e generosidade. Os anciãos podem dar-vos muito mais de quanto possais imaginar. O Livro do Eclesiástico a propósito adverte: “Não desprezes os ensinamentos dos anciãos, porque eles o aprenderam dos seus pais” (8, 9); “Frequenta a companhia dos anciãos, se encontrares algum sábio faz-te amigo dele” (6, 34); porque “quão bela é a sabedoria” dos anciãos (25, 5). A comunidade cristã pode receber muito da serena presença dos que têm muitos anos de idade. Penso, sobretudo, na evangelização: a sua eficácia não depende principalmente da eficiência operativa. Em quantas famílias os netinhos recebem dos avós os primeiros rudimentos da fé!
Também, o lugar mais natural para viver a condição de ancianidade continua a ser aquele ambiente onde ele é “de casa”, entre parentes, conhecidos e amigos, e onde pode prestar ainda algum serviço. Na medida que, com o aumento da vida média, cresce a faixa dos anciãos, será sempre mais urgente promover esta cultura de uma ancianidade acolhida e valorizada, não marginalizada. O ideal é que o ancião fique na família, com a garantia de ajudas sociais eficazes, relativamente às necessidades crescentes que supõem a idade ou a doença.
Existem, porém, situações em que as próprias circunstâncias aconselham ou exigem o ingresso em “Lares de terceira idade”, a fim de que o ancião possa gozar da companhia de outras pessoas e usufruir de uma assistência especializada. Tais instituições são, portanto, louváveis e a experiência ensina que elas podem prestar um precioso serviço, na medida em que se inspiram em critérios não só de eficiência organizativa, mas também de afetuosa atenção. (...)Carta de João Paulo II aos anciãos, em 1999)
PARÓQUIA PESSOAL N. SRª DAS GRAÇAS E S. SEBASTIÃO - VARRE-SAI\RJ
PASTORAL FAMILIAR - PÁROCO: Pe. ANTONIO DE PÁDUA
CURSO: ESCOLHE POIS, A VIDA - MODALIDADE: JOVENS - 2008
COORDENADORES: AFONSO D. ESPOSTI E ISABEL MENEZES

TEXTO TRABALHADO:
EUTANÁSIA - A cultura da morte ronda a cultura da vida
A palavra “eutanásia” deriva do grego “eu”, que significa “bom”, e “thanatos” que significa “morte”. Traz a tradução da boa morte, morte aprazível, sem sofrimento. Professa a tradição cristã que se chega à boa morte quando se está espiritualmente preparado para o encontro com Deus. O sofrimento alcança seu valor pleno dentro da perspectiva cristã da redenção. A dor pode ser um instrumento de salvação, quando é vivida de maneira cristã e iluminada pela Palavra de Deus.
A Declaração sobre a eutanásia do Vaticano II nos ensina:
“…segundo a doutrina cristã, a dor, sobre tudo a dos últimos momentos da vida, assume um significado particular no plano salvífico de Deus; com efeito, é uma participação na Paixão de Cristo e uma união com o sacrifício redentor que Ele ofereceu em obediência à vontade do Pai. (cf. Mateus 27:34).”
Os ensinamentos cristãos orientam ainda para certo grau de autonomia do ser humano em relação às suas escolhas – é o livre arbítrio. Pela sua inteligência e vontade a pessoa humana pode fazer suas próprias opções, porém não descartando o entendimento de que, apesar desta competência, o ser humano não é proprietário da sua própria vida, mas sim, seu administrador. A legítima liberdade do ser humano consiste em perceber o bem de Deus e por este eixo norteador seguir seu caminho. Seguir um caminho contrário ao plano de amor de Deus para as suas criaturas não é autêntica liberdade.
Encíclica Evangelho da Vida
Nesta Encíclica, o Papa João Paulo II ensina que a eutanásia deve ser considerada como uma falsa piedade, uma perversão da compaixão. A verdadeira compaixão torna a pessoa humana solidária com a dor de outros, e não a ponto de eliminar a pessoa que sofre. A eutanásia coloca a vida do mais fraco e indefeso nas mãos do mais forte; perde-se o sentido da justiça na sociedade e se mina em sua própria raiz a confiança recíproca, fundamento de toda relação autêntica entre as pessoas.
Dom Geraldo Majella condena a prática do aborto, da eutanásia e a utilização das células-tronco embrionárias
“Na opinião dele, o governo brasileiro está mais preocupado em fazer “remédios que matam”, numa referência ao apoio ao projeto de pesquisa com embriões. Dom Geraldo usou a Paixão de Cristo (2007) na homilia para defender os dogmas da Igreja. ‘Nós recordamos o sacrifício de Jesus, o inocente que foi crucificado e nos dias atuais ainda há muitos inocentes que são mortos’, disse, citando os bebês vitimas de abortos e os embriões que podem ser usados em experiências terapêuticas.
Ao se referir à eutanásia, disse que se a prática for legalizada vão acabar exterminando todos os considerados “inúteis e que não produzem”. ‘O velho que já está tão cheio de dores e sofrimento. Para que sofrer? Vamos acabar com ele’, afirmou. Para ele, da forma como as coisas estão se encaminhado, ‘os nossos deputados e senadores vão chegar lá.’”
Médicos católicos se opõem à eutanásia
A Federação Mundial de Associações de Médicos Católicos (FIAMC, por suas siglas em francês) é contra a eutanásia. “Cremos que a profissão médica não é feita para matar enfermos. Desde sempre, profissionais e muitas instituições reconheceram que a melhor maneira de atuar contra a eutanásia são os cuidados paliativos”.
Direito de morrer ou direito de viver???
Há pessoas que reclamam o “direito de morrer” em nome da sua liberdade. É neste ponto que mora o contra senso da opção pela morte pois “tal direito” ameaça o bem comum da sociedade porque tem conseqüências não só para a pessoa que elege morrer, mas para toda a sociedade, alerta Michele Boulva, diretora do Organismo Católico para a Vida e a Família. Entendendo a eutanásia como “direito de morrer”, o ser humano pode estar confundindo esta prática como “dever de morrer”, acrescenta.
Idosos fogem da Holanda por medo da Eutanásia
Na Alemanha, um novo asilo na cidade de Bocholt está abrigando idosos foragidos da Holanda por medo de serem vítimas da eutanásia por decisão da sua própria família. O asilo fica próximo da fronteira entre os dois países. É o caos instaurado. Na Holanda onde a eutanásia é legalizada, acontecem quatro mil casos a cada ano sendo que 41% dessas mortes é sem o consentimento da vítima. Uma pesquisa revelou que em sete mil casos 14% das vítimas eram totalmente conscientes e capacitadas até para responder por eventuais crimes na Justiça.
Na Alemanha a prática da eutanásia tornou-se um tabu devido à prática indiscriminada deste crime pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Os alemães praticaram a eutanásia em alta escala contra pessoas consideradas indignas de viver como deficientes físicos e mentais.
Eutanásia na doutrina islâmica
“Segundo a legislação islâmica, todos os direitos humanos provêm de Deus. Não são presentes de uma pessoa a outra e nem propriedade de qualquer criatura que algumas vezes os distribui e outras vezes os retém (injustamente). Direitos humanos são revelados no Corão em versos claros e decisivos. São confirmados por garantias religiosas e morais, independentemente da punição legal que deve ser imposta aos possíveis infratores e abusadores.”
“A pessoa humana é criatura de Deus e seu representante na Terra. Ele a criou com as próprias mãos, deu-lhe um sopro de sua alma e fez dela a figura mais bela. O respeito à pessoa é tão importante que a vida de uma única pessoa é quase tão valiosa como a vida de todo o gênero humano e de sua posteridade: ‘Se alguém matar uma pessoa isto deve ser considerado como se tivesse matado todas as pessoas. E se alguém mantiver com vida outra pessoa é como se tivesse mantido com vida todas as pessoas’” (Suna: a mesa, verso 32).
Eutanásia na doutrina Espírita
Em vista da sua doutrina reencarnacionista, “o Espiritismo atesta que a eutanásia é prática contrária às Leis Divinas, registrando “o valor do último pensamento” de um moribundo em estado desesperador, quando poderá ele despertar para o entendimento espiritual e nesse minuto “poupar muitas lágrimas no futuro”, quando então, em outras vidas o indivíduo teria muito a pagar por seus atos não comedidos.
Autanásia ou Ortotanásia é considerada ética
A autanásia ou ortotanásia como costuma ser oficialmente denominada – é ética e moralmente válida, pois aceita o fluxo natural da vida, não induzindo nem apressando a morte, mas também não a prolongando artificialmente. Apenas respeita a sua inexorabilidade quando todos os recursos razoáveis da medicina se esgotaram, deixando prevalecer apenas a vaidade tecnológica de quem, sentindo-se deus, não aceita suas próprias limitações humanas. (Dito pela Academia Mineira de Medicina)
( http://roselicassias.wordpress.com)
MÚSICA: Cada estrofe desta música, retrata uma idade no ciclo da vida: Infância, idade adulta e velhice... interessante !!!
ALELUIA !!!
Quando o sol aquece de manhã
O planeta Terra onde eu vivo
Não importa em que lugar estou
Olho a natureza pensativo
O vento assanha as águas do Oceano
Surfa pelas ondas da canção
Quem compõe a música do Vento
E quem acendeu o sol então?

Aleluia, aleluia
Conclusão dos pensamentos meus
Aleluia, aleluia
Em tudo isso tem a mão de Deus
Quando cai a chuva e molha o Chão
Meu planeta fica tão florido
Vem a tarde e as tintas lá do céu
Pintam um horizonte colorido
Folhas, flores, frutos se Misturam
Nesse quadro o amor e A perfeição
Quem é esse agricultor divino
É o mesmo autor do quadro então.
Quando vem a noite eu olho o céu
As estrelas brilham no infinito
Vejo a lua clara sobre o mar
E nesse momento eu reflito
Um ser supremo em tudo isso existe
Deus, a luz maior, a explicação
Tudo vem das suas mãos Divinas
O céu, a terra, o mar, a vida então.
FILME: A VERDADE SOBRE CÉLULAS -TRONCO
MENSAGENS: TIGELA DE MADEIRA
NOSSOS VELHOS

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TAREFA PARA CASA...

Veja o vídeo abaixo e faça um comentário em defesa da vida de acordo com as experiências que teve no curso sobre este tema:

terça-feira, 19 de agosto de 2008

6º ENCONTRO - ABORTO

6º ENCONTRO - TEMA: Adolescentes em defesa da vida: Aborto

1- Oração –

2- Música – Eu vim para que todos tenham vida

Refrão:
“Eu vim para que todos tenham vida,
Que todos tenham vida plenamente.”

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor;
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão:
Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

“Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males.”
Hoje és minha presença junto a todo sofredor:
Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.

“Entreguei a minha vida pela salvação de todos”
Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes:
Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

“Vim buscar e vim salvar o que estava perdido”.
Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperança:
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

“Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo.”
É presença e alimento nesta Santa Comunhão:
Onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.

“Salvará a sua vida quem a perde, quem a doa.”
“Eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus.”
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

“Da ovelha desgarrada eu me fiz o Bom Pastor.”
Reconduze, acolhe e guia a quem de mim extraviou:
Onde acolhes teu irmão, tu me acolhes, também, nele.

3- Leitura de capítulo da Bíblia – “Antes que Eu te formasse no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia! Antes que saísses do seu seio, Eu já havia te consagrado.” (Jr. 1,5)

4- Comentário da leitura –

5- Trabalhando o tema: Adolescentes em defesa da vida

a) Pequena análise do tema feita pelos coordenadores do curso: (Palestra no Projetor)

b) Leitura do texto em equipe
A gravidade do aborto


O Jornal “Folha de S.Paulo” (Rio de Janeiro, 20ago06) informou que uma pesquisa realizada com cerca de 5 mil jovens em três municípios do Brasil (Rio, Salvador e Porto Alegre) aponta que 16,7% das adolescentes abortaram o primeiro filho, e 45,9% dos rapazes tiveram namoradas que interromperam a primeira gravidez.
A pesquisa mostrou ainda que 15,5% das moças desejaram provocar aborto ao engravidar do primeiro filho, e 11,12% tentaram realizá-lo sem sucesso. Já entre os rapazes, 20% informaram que desejavam que suas parceiras interrompessem a gravidez. A pesquisa foi feita pela pesquisadora Greice Menezes. Segundo a pesquisadora, quem mais faz abortos são as jovens de maior renda e escolaridade. A pesquisa apontou que as mulheres que tinham nível de escolaridade médio ou superior completo relataram três vezes mais o desfecho do aborto na primeira gravidez do que as jovens de baixa escolaridade.
Em relação à renda, as moças que vinham de famílias cuja renda per capita era superior a um salário mínimo relataram ter recorrido ao aborto quatro vezes mais do que as jovens que vieram de famílias com renda inferior a este piso salarial.
Este dado quebra o argumento de que o aborto é uma “solução social”. Meninas de maior renda podem se submeter ao procedimento em clínicas particulares e ter atendimento médico. Já as mais pobres, segundo a pesquisadora, fazem uso de medicamentos abortivos e chás.
A Igreja condena radicalmente o aborto em todos os casos! Não é licito matar a criança no ventre materno; nem os animais fazem isso, ao contrário, defendem suas crias com valentia. Nem mesmo em caso de estupro pode se justificar o aborto, pois o punido pelo crime deve ser o estuprador e não a criança inocente!
A Igreja ensina no Catecismo da Igreja Católica (CIC) que:
“A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.
Antes mesmo de te formares no ventre materno eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (Jr 1,5).
Meus ossos não foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda (Sl 139,15).” (§2270)
Desde o primeiro século a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Já dizia a (Didaché 2,2) no século I: "Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido." (Didaché 2,2)
O Concílio Vaticano II disse que: “O aborto e o infanticídio são crimes nefandos” (GS 51,3)
Também quem coopera com um aborto é igualmente culpado. Tanto a pessoa que pratica este crime como quem a ajuda são excomungados pela Igreja.
“A cooperação formal para um aborto constitui uma falta grave. A Igreja sanciona com uma pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. “Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae” (CDC, cân. 1398) “pelo próprio fato de cometer o delito” (CDC, cân. 1314) e nas condições previstas pelo Direito (CDC, cân 1323-1324). Com isso a Igreja não quer restringir o campo da misericórdia. Manifesta, sim, a gravidade do crime cometido, o prejuízo irreparável causado ao inocente morto, a seus pais e a toda sociedade.” (CIC §2272)
(A expressão latina latae sententiae significa “de sentença já promulgada” e indica que o transgressor incorre na excomunhão sem que a autoridade competente precise pronunciar-se.)

(FelipeAquino)felipeaquino@cancaonova.comProf. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Conheça mais em www.cleofas.com.br


d) Discussão em plenário

6- Mensagem:Feto que segurou a mão do médico

7-Dinâmica - Júri simulado

8- Música: Eu vim para que todos tenham vida
9- Oração final e distribuição de livrinhos: A sombra da fuga.
6º ENCONTRO - JOVENS -
TEMA: Jovem em defesa da vida: Aborto

1- Oração –

2- Música – Eu vim para que todos tenham vida


3- Leitura de capítulo da Bíblia –“Suas mãos transformaram em maldição o que era para tua glória. Os filhos são uma bênção do Senhor, dádiva Sua, fruto das entranhas.”Sl 127,2)

4- Comentário da leitura –


5- Trabalhando o tema: Jovem em defesa da vida

a) Pequena análise do tema feita pelos coordenadores do curso: (Palestra no Projetor)

b) Leitura do texto em equipe
A História da vida
Por Aleksandro Clemente)
Vida sim, aborto não! Essa foi a resposta dada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 1.135/91 que tenta legalizar o aborto no Brasil.
No último dia 7 de Maio de 2008, depois de dezessete anos de tramitação naquela Comissão, a proposta de legalização do aborto foi REJEITADA. E o placar não podia ser mais significativo: 33 x 0.
Apesar do poder econômico, do engodo e das armadilhas dos abortistas, a comissão disse Sim à vida e não à morte. Graças ao trabalho incansável de homens e mulheres que vêm dando tudo de si em uma luta de Davi contra Golias, o dom da Vida, o mais fundamental de todos os direitos do ser humano, reinou soberano na CSSF. E triunfou também a Fé, pois a sociedade brasileira mostrou que é laica sim, mas não é atéia. A vitória da vida sobre a morte representa a vitória dos valores religiosos de uma sociedade que conforme o preâmbulo da Constituição Federal foi constituída "sob a proteção de Deus". É a vitória de uma sociedade que tem Deus como criador e a maternidade como graça derramada no seio da família.
Além disso, a rejeição do aborto é uma homenagem à ordem democrática do País e uma atitude de respeito aos direitos constitucionais do cidadão. Isso porque a inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção até a morte natural, deve ser o princípio norteador de uma sociedade que pretende figurar dentre as principais nações do mundo. Por isso, a defesa da vida deve pautar a atuação de Legisladores, Juízes e Chefes de Estado verdadeiramente comprometidos com o Brasil. A imagem do Brasil como um País cumpridor dos direitos humanos depende em muito do respeito aos direitos da criança por nascer.
Sei que ainda há muito por fazer; vencemos a batalha, não a guerra. Mas a vitória do dia 7 de maio de 2008, data histórica que deve fazer parte das comemorações pró-vida, mostrou que unidos somos mais fortes. E agora, com muito mais força e esperança, podemos gritar em coro: VIVA A VIDA!
Dr. Aleksandro Clemente é Advogado, Membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/SP, Coordenador da Comissão de Bioética e Defesa da Vida da Diocese de São Miguel Paulista e Presidente do Movimento Juristas Pela Vida.
Data Publicação: 21/05/2008


d) Discussão em plenário

7- Mensagem:Feto que segurou a mão do médico

5- Dinâmica – Júri simulado - A favor ou contra o aborto!
Ré(mulher que deseja fazer aborto) Advogado de defesa(a favor), advogado de acusação(contra o aborto), Juristas, Juiz

8- Música: Eu vim para que todos tenham vida

9- Oração final
e confraternização: doação de livrinhos: “A sombra da fuga”

FOTOS DO 6º ENCONTRO
MOMENTO DO JÚRI SIMULADO REALIZADO PELO GRUPO DE ADOLESCENTES: