quarta-feira, 22 de outubro de 2008

8º ENCONTRO - Adolescentes\ Jovens

8º ENCONTRO - ADOLESCENTES
TEMA: Os desafios do adolescente do 3º milênio
Palestra do Pe. Léo sobre a brevidade da vida e a necessidade de se buscar as coisas do alto.: "Buscai as coisas do alto!"




2-Música: SEJA LUZ
(Anjos de Resgate)

Todo aquele que entrega a vida nas mãos de Jesus,
Absorve e armazena o poder da Sua luz.
Tendo uma vela acesa, coloque-a sobre a mesa.
Pra anunciar o Reino do Céu às nações, assim seja!

Luz! Seja luz, Para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus.
Seja luz! Mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz
É Jesus. É Jesus.

Vem Espírito Santo, traz luz ao meu coração.
Faz de mim um luzeiro pra vida do meu irmão.
Vou semear a Sua paz. Quero ensinar o Seu amor.
Unja-me dá-me a graça de ser o Seu servo, Senhor


3- Leitura de capítulo da Bíblia – “Sob a inspiração da graça, cantai a Deus de todo coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dano por Ele graças a Deus Pai.”(Colossensses 3. 16-17)

4- Trabalhando o tema: Os desafios do adolescente do 3º milênio

a) Pequena análise do tema feita pelos coordenadores do curso: (Palestra do Power point)

b) Leitura do texto em equipe: “REAVIVAR O DOM ...“
(2Tm 1, 6)
Em 2Tm São Paulo escreve ao jovem discípulo Timóteo, que talvez se sentisse acabrunhado pelas intempéries do pastoreio da comunidade de Efeso. E exorta-o a anazoopyrein o dom de Deus” (cf. 2Tm 1, 6). — O verbo grego assim utilizado é muito expressivo: supõe um braseiro cujas brasas vão sendo, aos poucos, recobertas de cinzas de modo a já não emitir luz. Que faz então a pessoa interessada? — Sopra sobre as brasas de maneira que as cinzas se dissipam e surge uma chama alta e bela a irradiar luz e calor; por assim dizer, as brasas voltam a viver, de amortecidas que estavam. E bem isto o que o verbo sugere: aná diz “para cima” e “de novo”; zoé designa a vida e pyr, o fogo’.
Ora cada cristão (e não somente Timóteo) pode ser tido como um braseiro. Com o tempo, as brasas, a princípio lúcidas e irradiantes, vão-se cobrindo de cinzas ou vão esmorecendo e se cansando vistas as inclemências da vocação cristã de ser luz do mundo. (cf. El 2, 15; Mt 5, 14). E necessário, pois, periodicamente soprar sobre as cinzas para que se dissipem e permitem o surto da bela chama latente no coração dos fiéis. Faz-se mister sacudir a rotina e a acédia que tendem a apagar a brasa ou os dons do Espírito Santo presentes em cada coração reto. (cf. Lc 12, 49; lTs 5, 19).’
Com outras palavras: o Apóstolo incita o leitor a viver em profundidade, evitando a superficialidade. E oportuno voltar regularmente às perguntas: De onde venho? Para onde vou? Qual o sentido da vida? Mais ainda: é importante manter, por toda a vida, a têmpera forte e corajosa dos anos de juventude, por mais que a ingrata experiência do cotidiano tende a sufocar tais disposições. Estas podem, sim, amadurecer, tornar-se mais adultas com o passar dos anos, mas jamais esmorecer.
Vêm muito a propósito as palavras do General Mac Arthur:
“Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta como criança insaciável: E depois? ... Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti mesmo, tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande.
Receptivo às mensagens da natureza, do homem e do infinito.
E, se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus então se compadeça de tua alma de velho!”.
Eis, em linguagem profana, o que São Paulo quer dizer com a imagem do braseiro a ser reavivado periodicamente.

1-Semelhante imagem ocorre nos escritos de Sêneca, filósofo estóico, contemporâneo de São Paulo:
‘Os nossos ânimos trazem as sementes de valores honrosos, sementes que são ativadas pela admoestação, à semelhança do que se dá quando uma centelha, provocada por leve sopro, expande suas chamas” (Epístola XCIV).
(Revista: Pergunte e responderemos – Problemas e questões atuais – Outubro de 2002)


8º ENCONTRO - JOVENS

Os desafios do jovem do 3º milênio
1- Oração –
2-Música: SEJA LUZ
(Anjos de Resgate)
3- Leitura de capítulo da Bíblia –“Vigiai, portanto sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta dos insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus.” (Efésios 5.15-17)
4- Comentário da leitura –
5- Trabalhando o tema: Os desafios dos jovem do 3º milênio
a) Pequena análise do tema feita pelos coordenadores do curso: Power Point D. Fernando
b) Leitura do texto em equipe:
“SOIS FILHOS DA LUZ” (Ef 5, 8)
“Outrora éreis trevas, mas agora sois filhos da luz no Senhor, procedei como filhos da luz” (Ef 5, 8). Com estas palavras descreve o Apóstolo o itinerário da vida cristã: é passar das trevas da ignorância e do pecado para a luz da fé e da virtude. Este passar, porém, é progressivo:
ocupa o espaço da nossa caminhada terrestre e só estará terminado quando chegarmos ao encontro face-a-face com a Luz Eterna. Então não haverá mais como crescer, ao passo que agora ainda há que progredir. Esta condição comunica à vída do cristão alguns traços característicos:
— a vida cristã é um contínuo anseio... anseio de Verdade, Amor, Vida sem contradição nem ameaça. Em suma... anseio daquilo que “o olho não viu, o ouvido jamais ouviu (iCor 2, 9). O cristão sabe que tudo é palha em comparação com aquilo que ele espera. E S. Agostinho quem escreve: “Até que isto se realize, nada de bom nos baste, e Deus queira que não baste, para que nosso desejo não se extinga no caminho, mas perdure até chegarmos ao fim”;
— a vida cristã não conhece o tédio do definhar e da decrepitude. Ao contrário, quanto mais próxima está do termo final, tanto mais penetrada e revigorada é pelo esplendor da Luz Eterna. Possui uma eterna juventude espiritual, tanto mais jovem quanto mais longeva;
— a vida cristã é uma vida de paz (paz que, segundo os mestres, é a tranqüilidade da ordem). É paz interior, no íntimo do indivíduo, e paz irradiante, “contagiante”, pois tende a estabelecer a tranqüilidade da ordem em torno de si. Essa paz é sinônimo de equanimidade: nem euforia exagerada nas horas prósperas, nem depressão acovardada nos momentos espinhosos. Não pode ser turbulento nem agitado aquele que caminha em demanda de Jerusalém ( a visão da paz);
— essa paz não se esvai nem mesmo nas fases de tentação inerentes à caminhada. Com efeito, a riqueza dos dons concedidos pelo Senhor ao caminheiro não exclui a luta, e luta candente, porque o cristão, frágil como é, sabe que pode perder o tesouro da Luz ou do encontro com Deus já contemplado nesta vida mediante o hábito da fé. Ressoa então muito viva a exortação do Senhor: “O que digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!” (Mc 13, 37). O cristão tem consciência de que quem mais procura a Deus, mais sujeito está às provações; isto, porém, não o impede de dizer com o Apóstolo: “Alegro-me nas minhas tribulações” (Fl 1, 18s).
Eis um esboço de retrato do cristão que decorre das palavras de São Paulo em Ef 5, 8. A Virgem Mãe dos homens (cuja glorificação é celebrada a 15/08) sejam confiados os anseios dos filhos da luz, que caminham em demanda da Plenitude.
(Revista: Pergunte e responderemos – Problemas e questões atuais – Agosto de 2005))
d) Discussão em plenário

6-Dinâmica: FALAR ATÉ QUEIMAR
Objetivo: Forma de apresentação rápida (todos têm o mesmo tempo).
Materiais: Uma caixa de fósforo com fósforos
Desenvolvimento: Dispostos em círculo um participante recebe a caixa de fósforo e é convidado a riscar um palito enquanto o palito permanecer aceso deve falar sobre os desafios do jovem hoje (não pode ficar sem falar enquanto o palito estiver aceso e não pode falar mais quando o palito apagar). Quando o palito apagar passa a caixa ao próximo, recomeçando; até que todos tenham se apresentado.

7- Mensagem: Rodolpho Abrantes
8- Música: Seja Luz

3 comentários:

Unknown disse...

O curso está sendo bom.Ensinando-nos várias coisas que podemos aproveitar para nossa vida.
Isabella

Unknown disse...

Este curso é iradooooo!!!
Nos ensina a saber viver e sermos grandes pessoas.
Francine

Unknown disse...

Esse curso é muito fashion!
Sei lá!!! É divertido, interessante. Aqui formamos nossa bagagem, nossa personalidade para o futuro.
Tô adorandooooo!
Christini Fabre